quarta-feira, 14 de março de 2012

Creches e escolas no Ensino Fundamental

Creches e escolas no Ensino Fundamental
A recorrência da violência em lugares aparentemente livres dela por algum período de policiamento intensivo destaca a importância da evolução da Educação e do relacionamento com a comunidade e suas crianças. Muitos lugares são de transição de migrantes. A cultura local não se consolida e o povo acaba refém do crime organizado, por menor que seja. Noutros, como vimos em reportagens sobre o Rio de Janeiro, o pesadelo cresceu durante longos anos e se tornou caso de mobilização das Forças Armadas em apoio de ações locais. Filmes recentes como (Tropa de Elite 2) ilustram a degradação de uma cidade que foi maravilhosa.
Os temas Educação, Saúde e Segurança são básicos, essenciais e urgentes. Faltam recursos materiais e comportamentais, contudo. Uma geração saudável de líderes atentos às necessidades do povo foi perdida no radicalismo de lutas fratricidas e mídia alienada, distante dos problemas que contornam nossas cidades (de qualquer porte).
Fazer o quê:
Naturalmente tudo começa na primeira infância quando as crianças, se bem cuidadas, ganham potencial para a escolarização. Mais ainda, famílias humildes, precisando trabalhar, pai e mãe, dependem de ambientes sadios onde deixar suas crianças. O que falta? Como fazer? Onde e de que jeito? Cronogramas? Responsabilidades?
Felizmente no Governo Federal temos indicativos de que nossa Presidente, mulher e mãe, considera o programa de construção de creches um desafio urgente que está demorando diante de suas declarações iniciais (Paterniani, 2011), mas que parece incomodá-la (Ramalho, 2012), esperamos que mais do que os desejos de atender a FIFA.
A convicção de que precisamos de escolas e creches para a garotada cresce quando observamos o prejuízo que os futuros adultos terão por essa carência básica. O drama é o volume e custo operacional que é enorme. Essa visão, contudo, desabou quando sentimos a moleza criada para os luxos da Copa de 2014. Se o Brasil pode gastar tanto para receber turistas fanáticos por futebol durante um mês (mudando até leis consolidadas), o que faria com esse entusiasmo se o foco centrasse nas suas crianças?
Incomoda também é ver a força de corporações insaciáveis, absorvendo tudo o que se arrecada no pagamento de salários desproporcionais e caprichos incríveis.
O que se observa, analisando a distribuição da receita fiscal, é a falta de recursos por parte de prefeituras que, muitas vezes transformadas em cidades dormitório, não recebem nenhum tostão dos polos de destino dos trabalhadores. A política fiscal brasileira é um desastre. Os impostos são tão mal distribuídos quanto as atribuições dos municípios, estados e da União.
Educação infantil é prioridade (Reis), onde?
Do artigo “Educação é Prioridade” de Adriana Reis transcrevemos: “O Censo Escolar de 2003 revela que, no país, apenas 10,6% de crianças entre zero e três anos freqüentam (sic) a escola ou a creche. A estatística também mostra que o número de excluídos do universo escolar, nessa faixa etária, chega a 11 milhões. Entre os quatro e seis anos de idade, 30% das crianças (cerca de três milhões) estão fora da escola.” Ou seja, números impressionantes e reveladores da origem de nossos problemas sociais.
O nível Fundamental do Ensino no Brasil é precaríssimo em muitas cidades. Professores e alunos são expostos a situações degradantes. Os três níveis de Governo precisam se unir num grande e poderoso mutirão pela aceleração da qualidade e segurança no atendimento de brasileiros nessa fase de sua vida. Isso significa também a racionalização de estruturas, treinamento do corpo docente, melhoria de instalações, acessibilidade, inclusão, segurança etc. A burocracia nas áreas de educação é impressionante, precisa de mais racionalidade. A mobilização eficaz de comunidades e famílias dos alunos e alunas é essencial para o salto de qualidade que nosso povo precisa para o bom exercício profissional, social e político.
Em trabalhos do Lions em Curitiba e sua região metropolitana vimos de tudo, bons e maus exemplos. Imaginamos como será o pesadelo em lugares com menos recursos. Não devemos esquecer que a diminuição do preço das drogas e a facilidade de contato com traficantes chegaram aos cantos mais remotos do Brasil...
Para tudo isso precisamos melhorar o padrão dos professores, que, para atingirem condições tranquilas de exercício da profissão que escolheram, carecem de bons salários para salvar crianças, algo mais saudável do que prender, julgar e encarcerar adultos desprezados na infância. Existem sugestões (Araújo, 2012) e análises importantes (Helene, 2012) que merecem atenção.
De qualquer forma um prédio começa pela base. Muito das queixas de professores e professoras existem pelo atraso na sociabilização dos jovens. As creches são extremamente importantes e valem elogios entusiásticos e espontâneos delas quando atendem bem (Cascaes, 2011).
De que forma garantir a aceleração eficaz do atendimento a esses brasileiros mirins?

Cascaes
14.3.2012

Araújo, L. (9 de 3 de 2012). Uma sugestão ao Governo. Fonte: Blog do Luiz Araújo: http://rluizaraujo.blogspot.com/2012/03/uma-sugestao-ao-governo.html
Cascaes, J. C. (28 de 11 de 2011). Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com/2011/11/centro-de-educacao-infantil-pequenos.html
Helene, O. (1 de 3 de 2012). Quantidade versus qualidade no sistema educacional. Fonte: Correio da Cidadania: http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6858:submanchete010312&catid=25:politica&Itemid=47
Paterniani, L. (2011 de 2 de 2011). Conversa com a Presidenta: 6 mil creches serão construídas no Brasil até 2014, segundo Dilma. Fonte: Boteko Vermelho: http://botekovermelho.blogspot.com/2011/02/conversa-com-presidenta-6-mil-creches.html
Ramalho, A. (12 de 3 de 2012). Dilma corre contra o tempo para construir creches. Fonte: Jornal do Brasil: http://www.jb.com.br/anna-ramalho/noticias/2012/03/12/dilma-corre-contra-o-tempo-para-construir-creches/
Tropa de Elite 2. (s.d.). Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com/2012/02/tropa-de-elite-2.html

Nenhum comentário: