Educação e ensino no Brasil
Temos que educar e ensinar. Qual é o desafio?
Autoridades, pais e professores precisam desenvolver e aplicar duas ciências desprezadas no Brasil desde sua criação: a Educação e o Ensino. O desafio não é pequeno e pode ser vencido, se entendido como essencial a um Brasil melhor. Temos bons programas, em Curitiba o Programa Comunidade Escola (Cascaes, Mirante do Comunidade Escola) é uma bela iniciativa de aproximação entre pais, comunidade vizinha, corpo docente e discente nas escolas em finais de semana, programa inserido no espaço (Cidade do Conhecimento). O Governo Federal coloca programas imperdíveis (Educação). Concursos literários (Rodrigo Domit) e outras formas de motivação aparecem, falta-nos, contudo, o ardor da geração da década de sessenta do século passado para uma mobilização forte e necessária.
Do esforço educacional depende nosso futuro. Até grandes empresas se mobilizam para recuperar o tempo perdido em crises recentes (Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural).
E a formação comportamental?
Acima de tudo devemos transmitir ao estudante valores éticos, sociais, políticos. Viabilizar lideranças entre os jovens, educá-los para a liberdade, responsabilidade familiar e cívica, amor ao trabalho e a democracia é o desafio de ONGs, clubes de serviço, cidadãos, pais e mestres.
O futuro adulto deverá usar padrões de relacionamento e tipos de trabalho (Extremamente importante - Ponderações para discussão) que ainda desconhecemos, pois tudo pode mudar por inúmeras razões. Os desafios poderão vir gradativamente ou por acidente, conflitos, crises etc. Só para exemplificar: estamos no meio de uma perturbação econômica planetária, os terremotos mudaram o Japão (só não foram infinitamente piores porque os ventos não levaram o material radioativo para o sudoeste), asteroides passaram raspando a Terra, vulcões acordaram e o fundamentalismo religioso cresce assustadoramente. No Brasil, para compensar alguns privilégios da Natureza, a corrupção e a incompetência matam milhões de brasileiros de forma indireta (recursos desviados ou mal usados). O flagelo do mau governo é um problema internacional, motivando a ONU à criação de um programa, UNODC (Brasil e Cone Sul).
Ou seja, a necessidade de aprimoramento na Educação é urgente.
Como preparar a criança, desde a primeira infância, para enfrentar essas mudanças de forma vencedora, usando estratégias que a façam feliz e saudável de corpo e alma?
Nossa tendência é deixar crianças em creches e depois nas escolas ou soltas nas ruas.
Obviamente abandonar a garotada ao sabor de ambientes aleatórios e poluídos não é sensato. Podemos até utilizar os argumentos mais frios, como comparar o custo da segurança e Poder Judiciário com o da Educação. Vale a pena investir na Educação.
Por extrema ironia dos tempos modernos até a residência ficou perigosa, afinal de que forma usam a internet e que programas de TV acessam quando os pais estão fora? E eles, os pais, na presença dos filhos, que exemplo oferecem?
Talvez o período mais perigoso seja o diurno, quando a família se espalha para poder sobreviver.
O casal que se vê obrigado a trabalhar durante o dia não pode desprezar a segurança dos filhos, na maior parte dos casos, contudo, é obrigada a isso. A família reduzida não deve desperdiçar seu maior valor, os poucos filhos que os tempos atuais recomendam, mas precisa de estranhos para educá-los. Depende-se, portanto, do estado (município, estado e União) num país em que parte significativa do seu povo ainda tem dificuldades severas para a viabilização de maior independência e escolha de ambientes privados para a formação das crianças, jovens e estudantes universitários.
Justifica-se, pois, uma avaliação de prioridades minuciosa e bem feita, elegendo-se cuidadosamente estratégias e metas para a evolução do brasileiro desde que nasce nessas terras cabralinas. Obviamente tudo começa na concepção, na geração da criança. Pais saudáveis terão mais chance de sucesso. Saúde se garante com alimentação, serviço médico e respeito ao cidadão, por mais humilde que seja. Sim, boa parte de nosso povo depende demais de bolsas e serviços públicos de toda espécie para sobreviver sem comer lixo.
E a educação? O nível mais importante, com certeza, é o fundamental. Nessa etapa tudo é decisivo na formação do indivíduo. Carecemos, contudo, de padrões de qualidade compatíveis com o necessário, pois existe a necessidade urgentíssima de compensar efeitos negativos de ambientes poluídos pela ignorância, traficantes, insalubridade, insegurança em geral. O ideal seria o apoio aos municípios (responsáveis por essa etapa) para a construção de escolas integrais, algo semelhante ao que nasceu com Darcy Ribeiro e teve em Leonel Brizola o grande defensor.
A Educação e o ensino no Brasil merecem uma análise de todos os adultos, pois sendo pais ou responsáveis por crianças e jovens, devem entender o que é e o que pode ser feito (Educação no Brasil). É cara, o que a torna quase um privilégio de estados mais ricos. Independentemente de avaliações político-partidárias vale conhecer alguns portais [ (Escola de Tempo Integral), (Brasil)] e ler, estudar, aprender a ser responsável pelos filhos e netos, a cuidar da comunidade em que se vive. Não podemos esquecer que somos responsáveis por aqueles que acreditam em nós.
Felizmente o Governo Federal tem evoluído no estímulo ao desenvolvimento de nossas escolas no primeiro e segundo nível (Escolas públicas têm até 30 de março para aderir ao programa de educação integral do MEC). O caminho da qualidade é longo, entretanto. Os exemplos de alguns países e teses conservadoras atrapalham demais aqui e lá fora. Nos EUA os candidatos republicanos, aproveitando o poder da onda fundamentalista norte americana, prometem absurdos, pois a ignorância é força (Krugman, 2012) em qualquer país, mais ainda na maior potência bélica da atualidade que pulverizou postos de trabalho e optou pelo trabalho escravo em países distantes.
Aqui temos conflitos diante de recursos reduzidos pela prioridade monetarista e má distribuição de atribuições e impostos. Assim nossas autoridades locais se encontram travadas e dependentes da União para qualquer iniciativa, inclusive a tão sonhada segurança (Um cargo que exige entusiasmo e paciência, 2012), absolutamente necessária até para a educação dos jovens que se encontram reféns do crime organizado.
Tirar as crianças das ruas e mantê-las em escolas sob a guarda de mestres bem preparados e remunerados de forma condizente é um desafio de estados e municípios, desafio impossível quando outras corporações se colocam de forma impudente e faustosa à frente dos professores e professoras.
Não podemos esquecer que a escola moderna precisa de laboratórios, bibliotecas, quadras de esporte, segurança etc. e professores motivados e saudáveis para a preparação dos estudantes. É um problema sério que, mais uma vez usando os EUA como exemplo, podemos recorrer à biografia de Steve Jobs (biografia de Steve Jobs) onde ele lamenta a falta de engenheiros nos EUA (registro de uma reunião dele e de outros empresários do seu porte com o Presidente Obama na Casa Branca).
Ficamos surpresos com as deficiências encontradas aqui (Cascaes), podemos imaginar o que acontece em estados mais pobres, vão conseguir sair da miséria sem um bom padrão de ensino e educação? Tudo isso motiva nossa preocupação com o luxo e fantasias dispersivas em um período de crise internacional.
O Brasil teve algumas décadas perdidas com a quebra monumental a partir das crises do petróleo e projetos errados e mal administrados. Agora parece que podemos retomar o desenvolvimento. Os desafios ficaram evidentes em palestras que registramos ao vivo e a cores em alguns blogs [ (Cascaes, Engenharia - Economia - Educação e Brasil), (Cascaes, Ensino e literatura século 21), (Cascaes, A formação do Engenheiro e ser Engenheiro), (Cascaes, Ponderações engenheirais)].
Dizem que uma imagem vale por mil palavras, concluímos recomendando a charge (htt)
Cascaes
12.3.2012
(s.d.). Fonte: http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/431717_372070369484593_253851304639834_1259825_722402826_n.jpg
ANDRÉA MORAIS, A. P. (11 de 3 de 2012). Um cargo que exige entusiasmo e paciência. Acesso em 12 de 3 de 2012, disponível em Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/pazsemvozemedo/conteudo.phtml?tl=1&id=1232287&tit=Um-cargo-que-exige-entusiasmo-e-paciencia
biografia de Steve Jobs. (s.d.). Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com/2012/01/biografia-de-steve-jobs.html
Brasil e Cone Sul. (s.d.). Acesso em 13 de 3 de 2012, disponível em UNODC: http://www.unodc.org/southerncone/pt/corrupcao/convencao.html
Brasil, E. (s.d.). CIEPS - Ensino nas escolas em horário integral, por Darcy Ribeiro. Acesso em 12 de 2 de 2012, disponível em Evandro Brasil: http://evandrobrasil.blogspot.com/2010/08/cieps-ensino-nas-escolas-em-horario.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante da Educação : http://mirante-da-educacao.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Engenharia - Economia - Educação e Brasil: http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ensino e literatura século 21: http://ensino-e-literatura.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ponderações engenheirais: http://pensando-na-engenharia.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). A formação do Engenheiro e ser Engenheiro. Fonte: http://aprender-e-ser-engenheiro.blogspot.com/
Cidade do Conhecimento. (s.d.). Fonte: PMC: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/
Educação. (s.d.). Acesso em 13 de 3 de 2012, disponível em MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php
Educação no Brasil. (s.d.). Acesso em 12 de 3 de 2012, disponível em Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
Extremamente importante - Ponderações para discussão. (s.d.). Fonte: A formação do Engenheiro e ser Engenheiro: http://aprender-e-ser-engenheiro.blogspot.com/2011/01/extremamente-importante-ponderacoes.html
Krugman, P. (12 de 3 de 2012). A ignorância é força. Fonte: Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=1232549&tit=Ignorancia-e-forca
Notícias, M. (s.d.). Escolas públicas têm até 30 de março para aderir ao programa de educação integral do MEC. Acesso em 12 de 3 de 2012, disponível em BLOG EDUCAÇÃO: http://www.blogeducacao.org.br/escolas-publicas-tem-ate-30-de-marco-para-aderir-ao-programa-de-educacao-integral-do-mec/
Paulo, G. d. (s.d.). Escola de Tempo Integral. Acesso em 12 de 3 de 2012, disponível em Centro de Referância em educação Mário Covas: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/etm_l.php
Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural. (s.d.). Acesso em 13 de 3 de 2012, disponível em Petrobras: http://www.prominp.com.br/data/pages/8A95489E30FCBB0B013123EAC8F279FD.htm
Rodrigo Domit, J. A. (s.d.). Acesso em 13 de 3 de 2012, disponível em Concursos Literários: http://concursos-literarios.blogspot.com/p/concursos-do-ano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário