segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aguardando amor e competência



A miséria no Brasil é uma realidade material (Brasil “invisível” é maior do que previa o governo, 2012), social e política. Essa é uma condição inerente a um país aristocratizado e escravagista, o que fomos durante séculos a partir de Cabral. O pesadelo pode ser corrigido e agora temos estruturas de ensino, educação e informação capazes de promover transformações reais. Tudo depende, entretanto, de novas gerações de brasileiros, pois as mais antigas se acomodaram nas facilidades dos privilégios e falsas teorias.
O drama brasileiro talvez se sustente na mística das leis e fuga à realidade. Durante a formulação da Constituição de 1988 era onipresente a ilusão de que colocar algum artigo em nossa lei maior seria a solução para isto ou aquilo. O resultado foi um estado tremendamente burocratizado e ineficiente.
O pesadelo se abate principalmente sobre os brasileiros em seus primeiros anos de vida, a eles, se não forem de família rica, o Estado oferece pouco e mal.
Temos situações inacreditáveis em todos os segmentos da maternidade ao filho ou filha quase adultos, e, com destaque, dos pais e mães despreparados a geração de filhos que podem cair sob a custódia da Justiça com poucas esperanças de uma vida melhor. Aliás, é leitura obrigatória para quem se interessar pelo assunto o livro (Vigiar e Punir) e pensar no Brasil.
Nos casos extremos a reportagem  (87% das crianças e adolescentes de abrigos não podem ser adotados, 2012) revela dados assustadores das quase quarenta mil crianças esperando adoção e sob a guarda da Justiça. Ou seja, a maior parte delas chegará à maioridade sem família e sem carinho que a adoção poderia resolver.  O infográfico [baseado em dados obtidos no (Cadastro Nacional de Adoção)] apresentado diz tudo, inclusive o preconceito de possíveis pais adotivos. O paradoxal nesse caso é a passagem pela guarda do Estado e a precariedade do atendimento completo nesse período.
Este cenário devastador para as crianças é o resultado de mais uma “Lei Moderna”  (LEI Nº 12.010, DE 3 DE AGOSTO DE 2009. ), certamente feita com as melhores intenções possíveis, mas longe de nossa realidade.
Nisso tudo merece uma boa leitura o livro Freakonomics  [ (The Freakonomics Story), (Galo, 2010)] onde poderemos avaliar a importância do amor pelas crianças e a fragilidade delas em nossa sociedade, quando crescem em famílias desajustadas. Os efeitos são devastadores e explicam, em parte, a quantidade colossal de jovens e adultos perdidos na criminalidade.
Crianças merecem respeito e amor e assim podem crescer felizes e integradas a um mundo melhor, que ajudarão a construir.
Em Curitiba somos testemunhas do que isso representa visitando instituições como, por exemplo, a (Obra Social Santo Aníbal (OSSA)), onde observamos o esforço dos seus colaboradores para recuperar crianças e jovens carentes, acima de tudo, de atenção positiva. Na Casa Lar [ (ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA OS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, 2008), (LISA - Lar Infantil Sol Amigo)] constatamos situações extremas diante da indolência e insensibilidade de nosso povo (têm apoio material, faltam voluntários para o atendimento emocional e educacional).
O que se destaca nisso tudo é a importância do planejamento familiar, da formação sadia dos jovens que, adultos, serão pais e da atenção de educadores dentro e fora das escolas.  Estamos vivendo numa sociedade que depende mais e mais do policiamento porque simplesmente despreza a família, base da construção do ser humano com todas as suas virtudes e defeitos.
Nossa realidade demanda abrigos, orfanatos, escolas de todo tipo e profissionais bem preparados além do serviço voluntário, pois, acima de tudo, crianças e jovens precisam de amor, carinho, cuidados que só o coração aponta. Esse é um trabalho que, por exemplo, o (Programa Comunidade Escola) desenvolve (Mirante do Comunidade Escola) em Curitiba motivando ações positivas nas escolas municipais, sempre demandando voluntários e apoio material, pois o desafio é sociabilizar alunos e comunidade.
O que assusta, contudo, é sentir os efeitos do descompasso entre leis, programas e a realidade de nosso país.  Temos desafios gigantescos, entre eles reverter a maternidade e a paternidade irresponsáveis e o desamor pelos filhos estimulado pela materialidade de projetos insuficientes, pior ainda, dando a impressão de que o Estado é a solução.
Existe um longo caminho para podermos registrar com alegria a reversão do desastre social em que mergulhamos. Para isso é extremamente importante que a educação de crianças, de jovens e dos adultos seja realmente uma prioridade nacional, algo similar ao que dedicamos à FIFA.
Se temos paixão pelo futebol, nada mais justo que esse sentimento se multiplique pelos filhos que geramos. Se as crianças carecem de famílias preparadas, tenhamos disposição para colaborar com a solução dessa carência vital.
Quando isso acontecerá no Brasil?
Cascaes
28.5.2012
(s.d.). Fonte: LISA - Lar Infantil Sol Amigo: http://www.larlisa.com.br/
Cadastro Nacional de Adoção. (s.d.). Acesso em 28 de 5 de 2012, disponível em Conselho Nacional de Justiça: http://www.cnj.jus.br/cna/View/index.php
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
CONANDA, C. (2 de 2008). ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA OS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul: http://www.mp.rs.gov.br/areas/infancia/arquivos/conanda_acolhimento.pdf
DA REDAÇÃO, C. A. (26 de 5 de 2012). 87% das crianças e adolescentes de abrigos não podem ser adotados. Fonte: Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1258944&tit=87-das-criancas-e-adolescentes-de-abrigos-nao-podem-ser-adotados
ESTADO, A. (28 de 5 de 2012). Brasil “invisível” é maior do que previa o governo. Fonte: Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1259467&tit=Brasil-invisivel-e-maior-do-que-previa-o-governo
Foucault, M. (s.d.). Vigiar e Punir. Vozes.
Galo, B. (19 de 11 de 2010). 10 perguntas para Steven Levitt. Fonte: Isto É Dinheiro: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/41471_10+PERGUNTAS+PARA+STEVEN+LEVITT
LEI Nº 12.010, DE 3 DE AGOSTO DE 2009. . (s.d.). Acesso em 28 de 5 de 2012, disponível em planalto.gov.br: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12010.htm
Obra Social Santo Aníbal (OSSA). (s.d.). Fonte: OSSA, Obra Social Santo Aníbal: http://www.ossa.org.br/portal/missao-visao-e-valores.html
Programa Comunidade Escola. (s.d.). Fonte: Programa Comunidade Escola: http://www.comunidadeescola.org.br/
The Freakonomics Story. (s.d.). Fonte: Freakomics - The hidden side of everything: http://www.freakonomics.com/about/

Um comentário:

Fernando Misato disse...

Seu olhar continua muito atento...

E pensando em solução... Estou elaborando um projeto para Educação do Trânsito para estudantes do ensino fundamental!!

Aplicaremos o conceito de EDUTAINMENT !! Educação com entretenimento.

Gostaria de contar com sua consultoria.

abraço grande, meu amigo.