quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ensinando a se proteger


Ensinando a se proteger
Visitando escolas ganhamos a convicção de que seus professores, funcionários e alunos precisam urgentemente de treinamento em segurança, prevenção de doenças e comportamentos sadios. Principalmente unidades públicas existem em locais comumente perigosos, expondo seus frequentadores a diversos tipos de acidentes em trânsito e até dentro delas, quando, por exemplo, vemos para-raios sem aterramento (Cascaes). A localização também expõe todos a outros perigos que precisam e podem ser evitados, corrigidos ou terem algum tratamento especial pelas autoridades locais, estaduais e federais.
Na última reunião do Projeto Liberdade em Ação, em Colombo no Paraná, o registro da reunião do Colegiado mostra diversas situações que demandam correções urgentes, como, por exemplo, uma ponte sobre o Rio Palmital (DNIT?) e outras questões que poderão ser vistas no blog (Cascaes, PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA).
Praticamente não conhecemos escola da rede estadual ou municipal que tenha cursos ou palestras regulares dedicadas à segurança dos alunos e seus pais, mais ainda, disponha de uma equipe de especialistas que poderiam circular entre as escolas promovendo análises e debates, cursos rápidos e treinamentos.
Seria um trabalho que a (Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança - APES) poderia fazer em acordo com as Secretarias e algum suporte financeiro de custo infinitamente menor do que o resultado do massacre que sabemos e vemos acontecer no Brasil, a APES, evidentemente, atuando no Paraná. Outras entidades existem (Associações de Engenharia de Seguranca do Trabalho) e as universidades poderiam ajudar muito com seus diversos cursos em Medicina, Farmácia, Engenharia etc.
Nas indústrias e até em universidades existem as CIPA [(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), (O que é a CIPA?)], não seria o caso de fazê-las em outros órgãos públicos e privados? Mais ainda, não seria justo e necessário a existência de pelo menos uma semana de dedicação à treinamentos a favor da segurança do corpo docente e discente de nossas escolas?
O Brasil ostenta números vexatórios de acidentes, como agir para diminuir essa situação desde a infância? Tudo começa por uma educação a partir do ensino fundamental quando formamos lógicas que valerão para o resto da vida. Infelizmente o contrário dá mais mídia, assim reportagens sobre esportes radicais aparecem sem que os responsáveis por esses programas ensinem os cuidados necessários em detalhes compreensíveis e de bom padrão técnico. Pode-se, quando temos corridas de automóveis visíveis pela TV notar as loucuras subsequentes. Assim como é feito com o cigarro, existe a necessidade de agregar a esses programas anúncios que inspirem cautela e competência ao dirigir e atender acidentados.
O drama da ignorância vai muito além dos automóveis. Endemias existem na falta de atenção a serviços de saneamento básico e a miséria intelectual entre pobres e ricos é um espanto... Chegamos a ver professores universitários fazendo campanhas irresponsáveis, que loucura.
Nós, do Lions Clube Curitiba Batel, queremos apoio e sugestões para uma grade básica para crianças e jovens. Tentaremos organizar cursos e com voluntários desenvolver um esforço para redução de acidentes e a favore de uma vida sadia.
Entendemos que se os clubes de serviço e ONGs dedicadas ao tema se unirem poderemos formar um bom padrão de colaboração com as autoridades educacionais e os pais desses brasileiros que carecem de informações que poderão salvar a vida deles, dos amigo0s e amigas, de todos, enfim, se necessário.
Cascaes
3.5.2012
Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança - APES. (s.d.). Fonte: APES: http://www.apes.eng.br/
Associações de Engenharia de Seguranca do Trabalho. (s.d.). Fonte: AreaSeg: http://www.areaseg.com/asc/
Cascaes, J. C. (s.d.). A necessidade de aumentar a segurança das crianças na rua - trânsito - e dentro das escolas. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2011/08/necessidade-de-aumentar-seguranca-das.html
Cascaes, J. C. (s.d.). PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. (s.d.). Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Interna_de_Preven%C3%A7%C3%A3o_de_Acidentes
O que é a CIPA? (s.d.). Fonte: CIPA - UEM: http://www.cipa.uem.br/O_que_e_CIPA.php


Nenhum comentário: