terça-feira, 10 de julho de 2012

Explorando oportunidades culturais


Campanhas a favor da cultura
Cativar nossos jovens para atividades saudáveis é um desafio que os pais, professores, autoridades em geral precisam enfrentar. Clubes de serviço e ONGs especializadas deveriam ter como diretriz permanente identificar soluções e promover campanhas de apoio às nossas escolas de nível fundamental e colégios.
Podemos usar os concursos de redação existentes (Concursos Literários), campanhas de rotina e, com sucesso garantido, estimular o exercício de artes musicais.
Do blog “Concursos Literários” transcrevemos:
“Este espaço foi criado no dia 12 de maio de 2011, com o objetivo de divulgar editais e resultados de concursos literários e prêmios literários. Para alcançar um público maior, criamos também o perfil @conc_literarios no Twitter, uma página, umperfil e um grupo no Facebook. No início de 2012, lançamos também o blog Textos & Livros Premiados, que tem o propósito de dar espaço para os autores divulgarem suas obras premiadas.”
Motivar nossas crianças e jovens a escrever é uma tarefa nobre e base para carreiras melhores no futuro.
E a Música?
Uma deficiência grave é a falta de instrumentos musicais e instrutores em escolas públicas, mais ainda nos estados mais pobres. Só neles? Não, infelizmente parece que esquecemos esse item importantíssimo na formação dos futuros brasileiros adultos até em estados mais ricos.
Com o intuito de motivar e provocar ações estamos formatando uma campanha descrita a seguir, para a qual pedimos sugestões (jccascaes@onda.com.br) e exemplos.
O Lions Clube de Curitiba Batel (Melo) está organizando uma campanha que poderá ser nacional de doação de instrumentos musicais a serem entregues às escolas e associações de bairros, mediante avaliação de mérito e expectativa de resultados. Quando dizemos “nacional” pretendemos sugerir a outros clubes e ONGs que façam algo semelhante, pois temos convicção de que nesse caso os fins justificam os meios.
Com certeza alguns desafios devem ser avaliados e estamos procurando solucioná-los agregando parceiros. Em função de objetivos que poderão ser traçados em comum com nossos amigos formataremos em detalhes operacionais  o projeto com definição de contatos, endereços, mecanismos de coleta e local de armazenamento, além de estratégias de utilização ou encaminhamentos para utilização.
Por quê essa campanha?
Descobrimos em nosso trabalho com comunidades mais humildes um entusiasmo surpreendente de pais e filhos pela música. Querem, precisam, gostam de cantar, saber usar um violão, violino, piano etc. e o Brasil inspira a musicalidade. Nas escolas professores atentos se entusiasmam com a hipótese de receberem apoio para essa atividade extra. Naturalmente, nada mais justo que tenham uma compensação financeira pelo trabalho realizado assim como orientações precisas (musicais e pedagógicas).
Nossas crianças e jovens podem encontrar treinando e unindo-se a outros companheiros de música uma disciplina natural, produtiva e feliz além de vocações que poderão ser desenvolvidas a partir dessas aulas.
Note-se que a música é um bom treino para as ciências exatas, afinal cada som tem uma causa bem definida entre cordas, cornetas, caixas, fôlego e ouvidos, onde um sistema complexo leva ao cérebro instruções que entendemos por sons, músicas e poesias.
Quantos talentos o Brasil poderá revelar?
Somos (ainda) um país livre, sem restrições severas. Essa é uma terra com belezas incríveis, pode inspirar muita gente assim como, infelizmente, heranças tristes e realidades terríveis. Tudo isso produz inspirações e talvez tragam de volta tempos que já tivemos de boas peças teatrais, música, literatura e poesia.
O desafio é, contudo, organizar campanhas desse tipo. Cada cidade possui cenários próprios e lideranças específicas. A pretensão de se criar algo nacional supera qualquer clube. Talvez uma ONG superestruturada possa fazer isso. Os resultados compensariam. Vamos fazê-la na Região Metropolitana de Curitiba, pelo menos.
Em Curitiba estamos no meio de uma experiência excepcionalmente gratificante graças ao apoio da (Eletrosul) e ao Programa Comunidade Escola (Cascaes, Mirante do Comunidade Escola), além da FAE/Bom Jesus, de onde o professor e CL Nílson Pegorini coordena o contrato com o apoio do nosso incansável CL Carlos Eugênio de Melo. O Maestro e CL Rogério Krieger é a batuta e Tatiana na Escola Maria Marli Piovezan completam o time de aulas de violino e coral.  Tudo isso também mostrou que precisamos de armários, becas a afinadores e recursos gerenciais.  O mais importante, contanto, foi descobrir que na Vila Audi em Curitiba existem tantos artistas em potencial, dependendo de mais apoio, quem sabe a partir da campanha que estamos iniciando,  acima de tudo procurando um local para guarda e manutenção dos instrumentos.
Podemos pensar: não é infinitamente mais barato doar instrumentos de música e algum apoio financeiro do que gastar mais tarde com tratamentos e segurança? Não é bom tirar crianças e jovens de atividades menos nobres e até prejudiciais à saúde física e mental?
Felizmente encontramos o apoio para iniciar um projeto que, como nos diz o Maestro, compensará se revelar talentos. Para nós todos o principal será, realmente, salvar gerações de brasileiros da marginalidade. A música encanta e disciplina, estimula bons sentimentos quando especialistas em educação fazem um bom monitoramento, o que é possível em escolas bem estruturadas.
Precisamos (LCC Batel) de apoio para dar continuidade à Escola de Música Lions (Cascaes) e ampliá-la.  Uma das formas que escolhemos foi formar a campanha de doação de instrumentos musicais, outra é a esperança de que o exemplo se propague, pois sabemos que muito pode ser feito a partir de equipamentos de som esquecidos em gavetas ou no canto das casas. De piano a pandeiro, bem organizados em kits inteligentes e com voluntários dedicados podemos fazer muito, esse é o desafio que colocamos com a proposta da Escola de Música Lions.

Cascaes
Curitiba, 4 de julho de 2012
(s.d.). Fonte: Concursos Literários: http://concursos-literarios.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions - LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Eletrosul, E. . (s.d.). Eletrosul. Fonte: Eletrosul: http://www.eletrosul.gov.br/home/index.php
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel. Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil: http://www.lions.org.br/lionsbatel/



Nenhum comentário: