Campanhas a favor da cultura
Cativar nossos jovens para atividades saudáveis é um desafio
que os pais, professores, autoridades em geral precisam enfrentar. Clubes de
serviço e ONGs especializadas deveriam ter como diretriz permanente identificar
soluções e promover campanhas de apoio às nossas escolas de nível fundamental e
colégios.
Podemos usar os concursos de redação existentes (Concursos Literários) , campanhas de rotina
e, com sucesso garantido, estimular o exercício de artes musicais.
Do blog “Concursos Literários” transcrevemos:
“Este espaço foi
criado no dia 12 de maio de 2011, com o objetivo de divulgar editais e
resultados de concursos literários e prêmios literários. Para alcançar um
público maior, criamos também o perfil @conc_literarios no Twitter, uma página, umperfil e um grupo no Facebook. No início de 2012, lançamos também o blog Textos & Livros Premiados, que tem o propósito de dar espaço para os
autores divulgarem suas obras premiadas.”
Motivar nossas crianças e jovens a escrever é uma tarefa
nobre e base para carreiras melhores no futuro.
E a Música?
Uma deficiência grave é a falta de instrumentos musicais e
instrutores em escolas públicas, mais ainda nos estados mais pobres. Só neles?
Não, infelizmente parece que esquecemos esse item importantíssimo na formação
dos futuros brasileiros adultos até em estados mais ricos.
Com o intuito de motivar e provocar ações estamos formatando
uma campanha descrita a seguir, para a qual pedimos sugestões (jccascaes@onda.com.br) e exemplos.
O Lions Clube de Curitiba Batel (Melo) está organizando uma
campanha que poderá ser nacional de doação de instrumentos musicais a serem
entregues às escolas e associações de bairros, mediante avaliação de mérito e
expectativa de resultados. Quando dizemos “nacional” pretendemos sugerir a
outros clubes e ONGs que façam algo semelhante, pois temos convicção de que
nesse caso os fins justificam os meios.
Com certeza alguns desafios devem ser avaliados e estamos
procurando solucioná-los agregando parceiros. Em função de objetivos que
poderão ser traçados em comum com nossos amigos formataremos em detalhes
operacionais o projeto com definição de
contatos, endereços, mecanismos de coleta e local de armazenamento, além de
estratégias de utilização ou encaminhamentos para utilização.
Por quê essa campanha?
Descobrimos em nosso trabalho com comunidades mais humildes
um entusiasmo surpreendente de pais e filhos pela música. Querem, precisam,
gostam de cantar, saber usar um violão, violino, piano etc. e o Brasil inspira
a musicalidade. Nas escolas professores atentos se entusiasmam com a hipótese
de receberem apoio para essa atividade extra. Naturalmente, nada mais justo que
tenham uma compensação financeira pelo trabalho realizado assim como
orientações precisas (musicais e pedagógicas).
Nossas crianças e jovens podem encontrar treinando e
unindo-se a outros companheiros de música uma disciplina natural, produtiva e
feliz além de vocações que poderão ser desenvolvidas a partir dessas aulas.
Note-se que a música é um bom treino para as ciências
exatas, afinal cada som tem uma causa bem definida entre cordas, cornetas,
caixas, fôlego e ouvidos, onde um sistema complexo leva ao cérebro instruções
que entendemos por sons, músicas e poesias.
Quantos talentos o Brasil poderá revelar?
Somos (ainda) um país livre, sem restrições severas. Essa é
uma terra com belezas incríveis, pode inspirar muita gente assim como,
infelizmente, heranças tristes e realidades terríveis. Tudo isso produz
inspirações e talvez tragam de volta tempos que já tivemos de boas peças
teatrais, música, literatura e poesia.
O desafio é, contudo, organizar campanhas desse tipo. Cada
cidade possui cenários próprios e lideranças específicas. A pretensão de se criar
algo nacional supera qualquer clube. Talvez uma ONG superestruturada possa
fazer isso. Os resultados compensariam. Vamos fazê-la na Região Metropolitana
de Curitiba, pelo menos.
Em Curitiba estamos no meio de uma experiência
excepcionalmente gratificante graças ao apoio da (Eletrosul) e ao Programa
Comunidade Escola (Cascaes, Mirante do Comunidade Escola) , além da FAE/Bom
Jesus, de onde o professor e CL Nílson Pegorini coordena o contrato com o apoio
do nosso incansável CL Carlos Eugênio de Melo. O Maestro e CL Rogério Krieger é
a batuta e Tatiana na Escola Maria Marli Piovezan completam o time de aulas de
violino e coral. Tudo isso também
mostrou que precisamos de armários, becas a afinadores e recursos gerenciais. O mais importante, contanto, foi descobrir
que na Vila Audi em Curitiba existem tantos artistas em potencial, dependendo
de mais apoio, quem sabe a partir da campanha que estamos iniciando, acima de tudo procurando um local para guarda
e manutenção dos instrumentos.
Podemos pensar: não é infinitamente mais barato doar instrumentos
de música e algum apoio financeiro do que gastar mais tarde com tratamentos e
segurança? Não é bom tirar crianças e jovens de atividades menos nobres e até
prejudiciais à saúde física e mental?
Felizmente encontramos o apoio para iniciar um projeto que,
como nos diz o Maestro, compensará se revelar talentos. Para nós todos o
principal será, realmente, salvar gerações de brasileiros da marginalidade. A
música encanta e disciplina, estimula bons sentimentos quando especialistas em
educação fazem um bom monitoramento, o que é possível em escolas bem
estruturadas.
Precisamos (LCC Batel) de apoio para dar continuidade à
Escola de Música Lions (Cascaes)
e ampliá-la. Uma das formas que
escolhemos foi formar a campanha de doação de instrumentos musicais, outra é a
esperança de que o exemplo se propague, pois sabemos que muito pode ser feito a
partir de equipamentos de som esquecidos em gavetas ou no canto das casas. De
piano a pandeiro, bem organizados em kits inteligentes e com voluntários
dedicados podemos fazer muito, esse é o desafio que colocamos com a proposta da
Escola de Música Lions.
Cascaes
Curitiba, 4 de julho de 2012
(s.d.). Fonte: Concursos Literários:
http://concursos-literarios.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions -
LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade
Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Eletrosul, E. . (s.d.). Eletrosul. Fonte:
Eletrosul: http://www.eletrosul.gov.br/home/index.php
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel.
Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil:
http://www.lions.org.br/lionsbatel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário