Creche – vacina contra a mortalidade infantil e a má
educação das crianças
Qual é a importância de uma creche?
Estamos vivendo uma época de tremendos desafios. Carentes de
soluções reais “descobrimos” a delinquência infantil e índices deploráveis de mortalidade,
doenças, drogas, deseducação etc. entre crianças e jovens. As propostas de
solução dificilmente denotam conhecimento de causa, quando muito pouco além de
estudos acadêmicos feitos à distância.
O pesadelo social a partir das gigantescas transformações a
que centenas de milhões de famílias no Brasil e no Mundo inteiro sofrem com o
processo de urbanização acelerado e o conflito de hábitos e demandas criam
pressões explosivas. Principalmente nas grandes metrópoles e o colar de
comunidades de baixo e ou praticamente nenhum poder aquisitivo viabilizam guetos
ou simplesmente processos degradantes que devem ser encarados pelo Governo,
ONGs, cidadãos e contribuintes com o mesmo entusiasmo que dedicam aos circos
brasileiros, as arenas luxuosas exigidas pela FIFA.
E as creches?
Temos lei federal e programa apoiando a construção delas (Programas - Proinfância) , o déficit é enorme [ (Déficit de
vagas nas creches de Curitiba é de 63%, diz MP, 2011) , (CRECHES: DE UM ESPAÇO ASSISTENCIAL PARA UM ESPAÇO EDUCACIONAL, 2013) , (Faltam 12 mil creches no país, diz pesquisa, 2011) ], mas vemos pouco
entusiasmo por parte dos prefeitos eleitos.
O Governo Federal coloca diversos vetores para reduzir a
miséria material, baseados acima de tudo na distribuição de renda via bolsas de
diversos tipos (Brasil
Carinhoso) .
O pânico causado pelos boatos de que as bolsas seriam interrompidas ou
modificadas, mostrado em reportagens televisivas, demonstrou a importância e
desespero de famílias que poderiam perdê-las (Autor de boato sobre Bolsa Família é 'desumano' e 'criminoso', diz
Dilma, 2013) ,
ou seja, esse processo de apoio a famílias carentes é extremamente importante,
mas é muito pouco.
Além de alimentar e vestir uma multidão de brasileiros em
condição de miséria ou pobreza, devemos fazer muito mais, pois são vítimas
vivas de um processo odioso de desenvolvimento e formação do Brasil.
Qual o mais efetivo? Escolas em tempo integral e creches.
O que podemos e devemos fazer? Com o mesmo empenho que
fazemos campanhas emergenciais é fundamental apoiar, cobrar, exigir e monitorar
os projetos e serviços na área da Educação.
Dinheiro?
O que se desperdiça no Brasil sustentando a política de
juros absurdos, os corruptores e corruptos, as obras mal feitas, serviços caros
e ruins demonstra que temos e podemos muito, desde que nosso país aprenda a ser
mais racional e menos venal.
Nas creches e escolas no nível fundamental forma-se a base
do futuro cidadão e cidadã, desde que existam e tenham condições de educar,
vigiar a saúde física e mental das crianças e livrá-las do mal, amém.
Vendo estádios de futebol faustosos e caríssimos sendo
inaugurados e as cidades, estados e a União investindo tanto para receber
durante um mês os gringos fanáticos por futebol ganhamos convicção de que dinheiro
não falta.
É hora dos clubes de serviço, ONGs, voluntários e
brasileiros conscientes arregaçarem as mangas para a revolução da Educação.
Cuidando bem de nossas crianças formaremos uma futura e
próxima geração de brasileiros e brasileiras mais saudáveis de corpo e alma, é
só querer.
Cascaes
20.5.2013
Autor de boato sobre Bolsa Família é 'desumano' e
'criminoso', diz Dilma. (20 de 5 de
2013). Fonte: G1:
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/05/autor-de-boato-sobre-bolsa-familia-e-desumano-e-criminoso-diz-dilma.html
Brasil Carinhoso. (s.d.). Fonte: MDS.gov.br: http://www.mds.gov.br/brasilsemmiseria/brasil-carinhoso
Dionísio, B. (4 de 7 de 2011). Déficit de vagas nas
creches de Curitiba é de 63%, diz MP. Fonte: G1:
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/07/deficit-de-vagas-nas-creches-de-curitiba-e-de-63-diz-mp.html
Globo, C. P. (22 de 4 de 2011). Faltam 12 mil
creches no país, diz pesquisa. Fonte: Observatório de Informações
Municipais:
http://www.oim.tmunicipal.org.br/?pagina=detalhe_noticia¬icia_id=29458
Lidiane. (16 de 4 de 2013). CRECHES: DE UM ESPAÇO
ASSISTENCIAL PARA UM ESPAÇO EDUCACIONAL. Fonte: Matraca - Agência de
Notícias da Infância:
http://matraca.org.br/4742/creches-de-um-espaco-assistencial-para-um-espaco-educacional
Programas - Proinfância. (s.d.). Fonte: FNDE - Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação:
http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-proinfancia
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