domingo, 25 de setembro de 2016

A importância da Educação

A importância da Educação


Um tema acadêmico por excelência, mas que afeta decisivamente a vida de qualquer ser humano é a Educação. Sua importância pode ser resumida pela comparação entre a preparação para vida profissional e a maneira de viver.
A formação profissional precisa de padrões, ela criará trabalhadores, soldados, diplomatas, clérigos, comerciantes etc..... Qualquer profissão precisa de pessoas ajustadas às suas condições de existência.
E a educação para viver, sentir, amar, ser feliz?
Entre muitas hipóteses de valoração e definição de prioridades gerais merece destaque o trabalho de Abraham Maslow[1] que, entre outras, para ilustrar sua escala de valores criou sua pirâmide (desenho Wikipédia):
Pirâmide de Maslow


E “Para ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de autoestima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.”
Acima de tudo queremos sobreviver,
O século vinte e um consolida as florestas de concreto e aço; quais seriam as melhores recomendações aos nossos netos e bisnetos que nascem e gerarão descendentes nesse planeta superpovoado e degradado à medida que se afasta dos cenários naturais que ainda existiam no século 20?
Poderão sobreviver se cataclismos[2] extremamente prováveis acontecerem?
Devemos, pois, educar para a sobrevivência acima de tudo, sobrevivência em qualquer ambiente e desafio, ou seja, viver em situações hostis, saber satisfazer seus instintos, ter competência para se alimentar de forma adequada e livrar-se de vícios que os prejudiquem.
Isso dá aos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes uma responsabilidade enorme.
Infelizmente poucas pessoas estão preparadas para educar. Educar significa ensinar pelo exemplo, aulas, exercícios, convivência.
Um pesadelo do século 21 é a influência da mídia comercial que confunde liberdade de imprensa com o direito de divulgar e propor comportamentos que lhes interessam comercialmente.
A necessidade de faturamento e a ambição ilimitada dos controladores dos sistemas de comunicação, pessoas da nova aristocracia mercantilista e internacionalista, é prejudicial ao povo e a qualquer cidadão.
O livro (Justiça) traz as ponderações de Michael J. Sandel[3] de forma simplória ao implicitamente defender os ideais de libertários de John Stuart Mill[4] e utilitaristas propostos por Jeremy Bentham[5] esquecendo que a vontade do cidadão comum é governada pelos sistemas de mídia religiosa, ideológica e mercantilista.
A liberdade é uma utopia plausível, mas longe, que se torna menor na proporção em que as pessoas procuram segurança, pertencer a qualquer grupo, conquistar a estima de pessoas, principalmente dos poderosos e, finalmente, no topo da pirâmide sentirem-se atores essenciais de qualquer obra ou cenário.
A felicidade, contudo, exige concessões e ela faz sentido quando podemos compartilhá-la, ou seja, agradar alguém.
Como ensinar e educar dentro de tantas situações de contorno?
O que podemos admitir sem é a evolução da inteligência em número maior (números absolutos e relativos) de pessoas, entre elas nossos descendentes. A evolução da Tecnologia faz supor que tenhamos métodos e substâncias estimulantes e saudáveis para maior utilização de nossos cérebros.
O desafio da educação mais eficaz será possível graças a inovações, inclusive dos meios de comunicação que poderão inibir o poder da mídia comercial, deixando aos pais e educadores uma coleção de opções de formação dos futuros adultos.



Qualidade de vida


Os grandes filósofos da Humanidade de modo geral acreditaram no ser humano padronizado ou diferenciado por causas divinas. As pessoas seriam iguais ou diferenciadas por decisões divinas.
O que somos afinal?
Falamos da Pirâmide de Maslow, o que é necessário para ser um vencedor?
Toda criança quando nasce é semelhante a uma folha de papel, pode ser qualquer tipo de papel, mas sobre esta folha poderemos escrever poesias, tratados científicos ou palavrões.
Tudo depende dos educadores e de incidentes e acidentes, pois, apesar de todo capricho, ninguém escapa de situações imprevisíveis. O que fazer, contudo, para dar capacidade de sobrevivência e sucesso a uma criança e adolescente?
A educação, acidentes, incidentes, doenças, ambiente e convivência de gente miúda, pequena e até grande determina a qualidade de vida, opções, o prazer ou não de viver.
João Carlos Cascaes
Curitiba, 25 de setembro de 2016

Sandel, Michael J. Justiça. Trad. Maria Alice Máximo, Heloísa Mathias. 12. Civilização Brasileira, 2013.





[1] Abraham Maslow (1 de Abril de 1908Nova Iorque — 8 de Junho de 1970Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics. Wikipédia
[2] Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma) (do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer desaparecer por inundação) é uma tragédia ambiental de caráter generalizado, como o Grande Terremoto do Leste do Japão ocorrido em março de 2011. São desastres repentinos, praticamente imprevisíveis e de impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. Também tem como característica um alto número de fatalidades e grande prejuízo econômico para o local, sendo necessário anos, décadas em certos casos, para a recuperação total das estruturas locais. Wikipédia
[3] Michael J. Sandel (/sænˈdɛl/; born March 5, 1953) is an American political philosopher and a professor at Harvard University. He is best known for the Harvard course 'Justice', which is available to view online, and for his critique ofJohn RawlsA Theory of Justice in his first book, Liberalism and the Limits of Justice (1982). He was elected a Fellow of the American Academy of Arts and Sciences in 2002. Wikipédia
[4] John Stuart Mill (Londres20 de Maio de 1806 — Avinhão8 de Maio de 1873) foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham. Wikipédia
[5] Jeremy Bentham (Londres15 de fevereiro de 1748  — Londres, 6 de junho de 1832) foi um filósofo e jurista inglês. Juntamente com John Stuart Mill e James Mill, difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde todas as questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade. Wikipédia

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