A importância da Educação
Um tema acadêmico por excelência, mas
que afeta decisivamente a vida de qualquer ser humano é a Educação. Sua
importância pode ser resumida pela comparação entre a preparação para vida
profissional e a maneira de viver.
A formação profissional precisa de
padrões, ela criará trabalhadores, soldados, diplomatas, clérigos, comerciantes
etc..... Qualquer profissão precisa de pessoas ajustadas às suas condições de
existência.
E a educação para viver, sentir,
amar, ser feliz?
Entre muitas hipóteses de valoração e
definição de prioridades gerais merece destaque o trabalho de Abraham Maslow[1]
que, entre outras, para ilustrar sua escala de valores criou sua pirâmide
(desenho Wikipédia):
Pirâmide de Maslow
E “Para
ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise
saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as
necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de
autoestima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência.
Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é
um aspecto de felicidade do indivíduo.”
Acima de tudo queremos sobreviver,
O século vinte e um consolida as
florestas de concreto e aço; quais seriam as melhores recomendações aos nossos
netos e bisnetos que nascem e gerarão descendentes nesse planeta superpovoado e
degradado à medida que se afasta dos cenários naturais que ainda existiam no
século 20?
Poderão sobreviver se cataclismos[2]
extremamente prováveis acontecerem?
Devemos, pois, educar para a
sobrevivência acima de tudo, sobrevivência em qualquer ambiente e desafio, ou
seja, viver em situações hostis, saber satisfazer seus instintos, ter
competência para se alimentar de forma adequada e livrar-se de vícios que os
prejudiquem.
Isso dá aos pais e responsáveis pelas
crianças e adolescentes uma responsabilidade enorme.
Infelizmente poucas pessoas estão
preparadas para educar. Educar significa ensinar pelo exemplo, aulas,
exercícios, convivência.
Um pesadelo do século 21 é a
influência da mídia comercial que confunde liberdade de imprensa com o direito
de divulgar e propor comportamentos que lhes interessam comercialmente.
A necessidade de faturamento e a
ambição ilimitada dos controladores dos sistemas de comunicação, pessoas da
nova aristocracia mercantilista e internacionalista, é prejudicial ao povo e a
qualquer cidadão.
O livro (Justiça)
traz as ponderações de Michael J. Sandel[3]
de forma simplória ao implicitamente defender os ideais de libertários de John
Stuart Mill[4] e
utilitaristas propostos por Jeremy Bentham[5]
esquecendo que a vontade do cidadão comum é governada pelos sistemas de mídia
religiosa, ideológica e mercantilista.
A liberdade é uma utopia plausível,
mas longe, que se torna menor na proporção em que as pessoas procuram
segurança, pertencer a qualquer grupo, conquistar a estima de pessoas, principalmente
dos poderosos e, finalmente, no topo da pirâmide sentirem-se atores essenciais
de qualquer obra ou cenário.
A felicidade, contudo, exige
concessões e ela faz sentido quando podemos compartilhá-la, ou seja, agradar
alguém.
Como ensinar e educar dentro de
tantas situações de contorno?
O que podemos admitir sem é a
evolução da inteligência em número maior (números absolutos e relativos) de
pessoas, entre elas nossos descendentes. A evolução da Tecnologia faz supor que
tenhamos métodos e substâncias estimulantes e saudáveis para maior utilização
de nossos cérebros.
O desafio da educação mais eficaz
será possível graças a inovações, inclusive dos meios de comunicação que
poderão inibir o poder da mídia comercial, deixando aos pais e educadores uma
coleção de opções de formação dos futuros adultos.
Qualidade de vida
Os grandes filósofos da Humanidade de
modo geral acreditaram no ser humano padronizado ou diferenciado por causas
divinas. As pessoas seriam iguais ou diferenciadas por decisões divinas.
O que somos afinal?
Falamos da Pirâmide de Maslow, o que
é necessário para ser um vencedor?
Toda criança quando nasce é
semelhante a uma folha de papel, pode ser qualquer tipo de papel, mas sobre
esta folha poderemos escrever poesias, tratados científicos ou palavrões.
Tudo depende dos educadores e de
incidentes e acidentes, pois, apesar de todo capricho, ninguém escapa de
situações imprevisíveis. O que fazer, contudo, para dar capacidade de
sobrevivência e sucesso a uma criança e adolescente?
A educação, acidentes, incidentes,
doenças, ambiente e convivência de gente miúda, pequena e até grande determina
a qualidade de vida, opções, o prazer ou não de viver.
João Carlos Cascaes
Curitiba, 25 de setembro de 2016
Sandel, Michael J. Justiça. Trad. Maria Alice
Máximo, Heloísa Mathias. 12. Civilização Brasileira, 2013.
[1] Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia)
foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia
de necessidades de Maslow. Maslow era
o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque,
Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group
Dynamics. Wikipédia
[2] Cataclismo (grafado
ocasionalmente como cataclisma) (do grego κατακλυσμός -
kataklusmós, água, inundar, fazer desaparecer por inundação)
é uma tragédia ambiental de caráter generalizado, como o Grande
Terremoto do Leste do Japão ocorrido
em março de 2011. São desastres repentinos, praticamente imprevisíveis e de
impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do
local. Também tem como característica um alto número de fatalidades e grande
prejuízo econômico para o local, sendo necessário anos, décadas em certos
casos, para a recuperação total das estruturas locais. Wikipédia
[3] Michael J.
Sandel (/sænˈdɛl/; born March 5, 1953) is an American political philosopher and a professor at Harvard University. He is best known for the Harvard course 'Justice',
which is available to view online, and for his
critique ofJohn Rawls' A Theory of Justice in his first book, Liberalism and the Limits of
Justice (1982). He was elected a Fellow of the American Academy of Arts and
Sciences in 2002. Wikipédia
[4] John Stuart Mill (Londres, 20 de Maio de 1806 — Avinhão, 8 de Maio de 1873) foi um filósofo e economista inglês, e um
dos pensadores liberais mais influentes do século XIX.
Foi um defensor do utilitarismo,
a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham.
Wikipédia
[5] Jeremy Bentham (Londres, 15 de fevereiro de 1748 —
Londres, 6 de junho de 1832) foi um filósofo e
jurista inglês. Juntamente com John Stuart Mill e James Mill,
difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde todas as questões acerca do
que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da
utilidade e da felicidade. Wikipédia
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