Tópico Acessibilidade: https://moodle.ead.unb.br/course/view...
"A Profa. Joyce Otsuka comenta que já faz um tempo que é uma preocupação deles em tornar os cursos e materiais didáticos mais acessíveis, pois eles têm recebido alguns alunos com baixa visão ou mesmo cegos. Você, docente, faz a identificação dos(as) estudantes que possuem alguma necessidade especial? Você já teve algum(a) estudante com necessidades especiais?
Ela comenta que, apesar das dificuldades de identificação, mesmo fazendo um questionário no início do curso, a equipe e os professores têm trabalhado conjunta e intensamente na adaptação dos materiais didáticos e do ambiente virtual de aprendizagem para as questões de acessibilidade.
Você conhecia o recurso audiodescrição para descrição de gráficos, tabelas, figuras de seu material didático? Pois nem sempre só uma legenda basta para que o(a) aluno(a) entenda o que aquela representação gráfica que dizer ou mostrar. Para saber mais sobre a audiodescrição, acesse o tópico Áudios.
Profª Otsuka também comenta da necessidade da compatibilidade dos materiais didáticos com os leitores de tela. Você sabe o que são leitores de tela? Visite o tópico Tecnologia assistiva para conhecer mais sobre algumas das ferramentas utilizadas para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.
Outro recurso importante que ela destaca é a legenda de vídeos e de materiais em áudio que são utilizados nos materiais didáticos e disponibilizados em ambientes virtuais de aprendizagem. Abordaremos a temática da legenda/transcrição textual nos tópicos Áudios e Vídeos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário