A TV ANTIEDUCATIVA
Valdemar W. Setzer
Depto de Ciência da Computação da USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
Original: 23/1/09; esta versão: 5.0 de 15/8/09
Sugestões: Este texto foi editado com tamanho de letra (pitch) 10 para ser mais compacto na hora de imprimir. Para uma leitura mais confortável pelo navegador, diminua a largura da janela deste, e aumente o tamanho das letras exibidas (view >> zoom ou text size, etc.). Para seguir os vínculos das referências bibliográficas durante a leitura, mantenha duas janelas do navegador abertas com este texto, sendo uma com o item de referências.
Índice
1. Introdução
2. O aparelho de TV
3. O telespectador
4. Os programas
5. Consequências para o telespectador, especialmente crianças e adolescentes
5.1 Excesso de peso e obesidade
5.2 Riscos de doenças
5.3 Problemas de atenção e hiperatividade
5.4 Agressividade e comportamento antissocial
5.5 Medo e depressão
5.6 Intimidação a colegas (bullying)
5.7 Indução de atitude machista
5.8 Dessensibilização dos sentimentos
5.9 Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo
5.10 Prejuízo para a leitura
5.11 Diminuição do rendimento escolar e prejuízo para a cognição
5.12 Confusão de fantasia com realidade
5.13 Isolamento social e problemas de relacionamento
5.14 Aceleração do desenvolvimento
5.15 Prejuízo para a criatividade
5.16 Autismo
5.17 O problema do vício
5.18 Indução ao consumismo
5.19 Condicionamento e não informação
5.20 Paralisia mental
5.21 Indução de mentalidade de competição
5.22 Destruição da vida familiar
5.23 Falta de ritmo e sono saudável
5.24 Massificação
5.25 Indução de impulsividade e negatividade
5.26 Indução de admiração pelas máquinas
5.27 Indução de mentalidade materialista
6. Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário