domingo, 12 de dezembro de 2021

Crianças, jovens e adultos - a Educação e instrução

 As crianças, o que vimos

 

 Para esse time a solução é policial e cadeia ( (A República dos Meninos: Juventude, Tráfico e Virtude, 2013)?

Crianças são jogadas ao vento por inúmeras formas[1], o que serão na juventude? Conseguirão ser idosas com dignidade?

Qual é a ética social para as crianças?

Moral e Ética em nosso país deu lugar à caridade, é muito mais fácil praticá-la do que resolver as questões estruturais da miséria.

a lógica liberal resquícios do nazifascismo, a mediocridade e ignorância de muitos líderes e seus rebanhos sempre condenaram crianças externas às elites ao pesadelo das favelas, da mendicância, do trabalho infantil (engraxar sapatos nas praças, por exemplo), aos tempos do trabalho escravo explícito e disfarçado.

A ética e a moral social precisam evoluir muito em nossa sociedade.

De que jeito?

Felizmente vivemos em regime político democrático, ainda que precário e em constante risco de mudanças.

A crise social foi substancialmente agravada pela pandemia Covid 19. compreensivelmente sentimos falta de recursos, mas a corrupção talvez tenha sido a pior causa do que sentimos. os esforços para inibir corruptores e corruptos param nos meandros do Poder Judiciário e casuísmos criados pelos piores políticos.  Até a construção de escolas passou por esse pesadelo.

A corrupção[2] é um desafio mundial, explicando atrasos em muitos países ricos e outros pobres pela evasão de suas riquezas.

Com certeza a má qualidade de governantes sobrecarrega ONGs dedicadas ao assistencialismo. vivemos em período de enorme carência de alimentos, por exemplo, apesare de exportarmos quantidade fabulosas de produtos essenciais à sobrevivência de nosso povo.

Pão pode-se dar imediatamente, escolas não. As diferenças regionais e entre cidades do Brasil mostram nitidamente o que significou acessibilidade à boa educação, creches, formação profissional e tudo o que se refere à Educação.

É até revoltante descobrir que em muitos lugares pioneiros do Brasil as primeiras escolas públicas só apareceram no final do século 19 (Cronologia da educação no Brasil, s.d.). Nosso atraso é significativo se lembrarmos que nas Américas já tínhamos civilizações tecnicamente avançadas, mas as escolas apareceram aqui apenas com a chegada dos invasores europeus (História da Educação no Mundo e no Brasil, s.d.).

A evolução do alfabeto (História do alfabeto, s.d.), da forma de registrar pensamentos seguiu um caminho de milênios, felizmente reunindo invenções num único continente (Eurásia) facilitando o intercâmbio cultural. Essa condição transformou o ser humano sem parar e ainda continua em efervescência com novas tecnologias.

As corporações de ofício (Associações que reuniam trabalhadores da mesma área, 2021) precederam as escolas convencionais, como as conhecemos atualmente.

As gráficas (O SURGIMENTO DAS GRÁFICAS E A HISTÓRIA DO PAPEL NO MUNDO, 2018) antecederam o surgimento dos livros que usamos, Gutemberg  (Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, s.d.) e a tecnologia dos metais viabilizaram os tipos móveis [3]revolucionaram a imprensa (Imprensa, s.d.) criando condições para a universalização dos livros reduzindo substancialmente os seus custos.

A criação de escolas no Brasil ganhou força com os imigrantes luteranos (Martinho Lutero, o autor do conceito de educação útil, 2008) e outros que entendiam que a leitura da Bíblia seria essencial ao Cristão.

Martinho Lutero soube usar bem as facilidades criadas por Gutemberg e a escrita que favorecia a utilização de tipos móveis.

O Positivismo[4] e novas ideologias internaram diretrizes a favor da Educação Técnica no Brasil.

O Universo WEB trouxe-nos finalmente os livros digitais, EAD, acessibilidade e inúmeros recursos, apesar da instabilidade técnica dos sistemas criados.
Chegamos aos tempos em que a universalização da educação e do ensino é possível.

 

Cronologia da educação no Brasil. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil

Eduardo. (6 de 7 de 2018). O SURGIMENTO DAS GRÁFICAS E A HISTÓRIA DO PAPEL NO MUNDO. Fonte: EskeBlog: http://blog.lojagraficaeskenazi.com.br/o-surgimento-das-graficas-e-a-historia-do-papel-no-mundo/

Ferrari, M. (1 de 10 de 2008). Martinho Lutero, o autor do conceito de educação útil. Fonte: novaescola: https://novaescola.org.br/conteudo/1407/martinho-lutero-o-autor-do-conceito-de-educacao-util

Imprensa. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg

Sena, A. (22 de 2 de 2021). Associações que reuniam trabalhadores da mesma área. Fonte: EDUCA+BRASIL: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/corporacoes-de-oficio

Serenna, N. (s.d.). História da Educação no Mundo e no Brasil. Fonte: Jusbrasil: https://serenna.jusbrasil.com.br/artigos/605451719/historia-da-educacao-no-mundo-e-no-brasil

 

 

João Carlos Cascaes

Curitiba, 12 de 12 de 2021

 

 

 



[1] Assim, reconhecendo a importância do vínculo inicial da criança com seus pais nos vários aspectos da formação psíquica que se desenvolve a partir da relação parental, emergem algumas questões: em que medida a espiritualidade pode influenciar na vida da criança que vivem em abrigo? Ao tomar consciência do abandono, de que forma poderiam ressignificar a vida familiar? Quais são as influências na sua vida psíquica? Estas influências interferem no modo de viver, agora e futuramente? Em relação à dimensão noética, que representação poderia ter para estas crianças? A estas e outras questões se procurará responder ao longo deste trabalho. Sendo assim, a rea-lização deste estudo será um percurso teórico dentro da Psicologia Existencial Fenomenológica e da Logoterapia, além de uma pesquisa empírica

 

Cartaxo, Maria Stephanie Barros. O abandono infantil. Lisbon. Edição do Kindle.

[2] É certo que a comparação entre Brasil e Itália, países que se situam em continentes diversos, com dimensões territoriais incomparáveis e histórias e tradições distintas, pode parecer, à primeira vista, algo a ser evitado. A Itália está inserida no continente europeu e, por isso e em certa medida, condicionada pelo entorno de países com tradições e culturas igualmente milenares. Já o Brasil está integrado à América Latina, com uma realidade muito mais jovem, numa sociedade muito menos estruturada e com democracias em constante oscilação.

 

Chemim, Rodrigo. Mãos Limpas e Lava Jato (p. 7). Citadel Grupo Editorial. Edição do Kindle.

[3] Em 1440Johannes Guttenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel, utilizando os tipos móveis:

[4] O Positivismo e educação Diego Paladini Machado Alessandro Rubens Matos 1. Mudança no modo de produção e o surgimento do positivismo

 As teorias produzidas pelos homens carregam em sua constituição as marcas de um dado momento histórico. O referencial teórico, ou o projeto societário positivista, deve ser analisado levando-se em conta o conteúdo das relações sociais, políticas e econômicas de uma época. Assim, entendemos tal como ensinou Karl Marx e Friedrich Engels (2002, p. 22) que: “a produção das ideias, representações, da consciência está a princípio diretamente entrelaçada com a atividade material e o intercâmbio material dos homens, linguagem da vida real”. Os pressupostos positivistas ganharam corpo em um período de “transição” marcado pela ruína da ordem econômica e social feudal. O modo de produção capitalista foi se consolidando, superando o feudalismo. Segundo Engels:

 

Bauer, Carlos. Teoria da História: 1 . Paco e Littera. Edição do Kindle.

Nenhum comentário: