As crianças, o que vimos
Para esse time a
solução é policial e cadeia (
Crianças são jogadas ao vento por inúmeras formas[1],
o que serão na juventude? Conseguirão ser idosas com dignidade?
Qual é a ética social para as crianças?
Moral e Ética em nosso país deu lugar à caridade, é muito
mais fácil praticá-la do que resolver as questões estruturais da miséria.
a lógica liberal resquícios do nazifascismo, a mediocridade e
ignorância de muitos líderes e seus rebanhos sempre condenaram crianças
externas às elites ao pesadelo das favelas, da mendicância, do trabalho
infantil (engraxar sapatos nas praças, por exemplo), aos tempos do trabalho
escravo explícito e disfarçado.
A ética e a moral social precisam evoluir muito em nossa
sociedade.
De que jeito?
Felizmente vivemos em regime político democrático, ainda que
precário e em constante risco de mudanças.
A crise social foi substancialmente agravada pela pandemia
Covid 19. compreensivelmente sentimos falta de recursos, mas a corrupção talvez
tenha sido a pior causa do que sentimos. os esforços para inibir corruptores e
corruptos param nos meandros do Poder Judiciário e casuísmos criados pelos
piores políticos. Até a construção de
escolas passou por esse pesadelo.
A corrupção[2]
é um desafio mundial, explicando atrasos em muitos países ricos e outros pobres
pela evasão de suas riquezas.
Com certeza a má qualidade de governantes sobrecarrega ONGs
dedicadas ao assistencialismo. vivemos em período de enorme carência de
alimentos, por exemplo, apesare de exportarmos quantidade fabulosas de produtos
essenciais à sobrevivência de nosso povo.
Pão pode-se dar imediatamente, escolas não. As diferenças
regionais e entre cidades do Brasil mostram nitidamente o que significou
acessibilidade à boa educação, creches, formação profissional e tudo o que se
refere à Educação.
É até revoltante descobrir que em muitos lugares pioneiros do
Brasil as primeiras escolas públicas só apareceram no final do século 19
A evolução do alfabeto
As corporações de ofício
As gráficas
A criação de escolas no Brasil ganhou força com os imigrantes
luteranos
Martinho Lutero soube usar bem as facilidades criadas por
Gutemberg e a escrita que favorecia a utilização de tipos móveis.
O Positivismo[4]
e novas ideologias internaram diretrizes a favor da Educação Técnica no Brasil.
O Universo WEB trouxe-nos finalmente os livros digitais, EAD,
acessibilidade e inúmeros recursos, apesar da instabilidade técnica dos
sistemas criados.
Chegamos aos tempos em que a universalização da educação e do ensino é
possível.
Cronologia da educação no Brasil. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
Eduardo. (6 de 7 de 2018). O SURGIMENTO DAS
GRÁFICAS E A HISTÓRIA DO PAPEL NO MUNDO. Fonte: EskeBlog:
http://blog.lojagraficaeskenazi.com.br/o-surgimento-das-graficas-e-a-historia-do-papel-no-mundo/
Ferrari, M. (1 de 10 de 2008). Martinho Lutero, o
autor do conceito de educação útil. Fonte: novaescola:
https://novaescola.org.br/conteudo/1407/martinho-lutero-o-autor-do-conceito-de-educacao-util
Imprensa.
(s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa
Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg. (s.d.). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg
Sena, A. (22 de 2 de 2021). Associações que reuniam
trabalhadores da mesma área. Fonte: EDUCA+BRASIL:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/corporacoes-de-oficio
Serenna, N. (s.d.). História da Educação no Mundo e
no Brasil. Fonte: Jusbrasil: https://serenna.jusbrasil.com.br/artigos/605451719/historia-da-educacao-no-mundo-e-no-brasil
João Carlos Cascaes
Curitiba, 12 de 12 de 2021
[1]
Assim, reconhecendo a importância do vínculo inicial da criança com seus pais
nos vários aspectos da formação psíquica que se desenvolve a partir da relação
parental, emergem algumas questões: em que medida a espiritualidade pode
influenciar na vida da criança que vivem em abrigo? Ao tomar consciência do
abandono, de que forma poderiam ressignificar a vida familiar? Quais são as
influências na sua vida psíquica? Estas influências interferem no modo de
viver, agora e futuramente? Em relação à dimensão noética, que representação
poderia ter para estas crianças? A estas e outras questões se procurará
responder ao longo deste trabalho. Sendo assim, a rea-lização deste estudo será
um percurso teórico dentro da Psicologia Existencial Fenomenológica e da
Logoterapia, além de uma pesquisa empírica
Cartaxo, Maria Stephanie Barros. O abandono infantil.
Lisbon. Edição do Kindle.
[2] É
certo que a comparação entre Brasil e Itália, países que se situam em
continentes diversos, com dimensões territoriais incomparáveis e histórias e
tradições distintas, pode parecer, à primeira vista, algo a ser evitado. A
Itália está inserida no continente europeu e, por isso e em certa medida,
condicionada pelo entorno de países com tradições e culturas igualmente
milenares. Já o Brasil está integrado à América Latina, com uma realidade muito
mais jovem, numa sociedade muito menos estruturada e com democracias em
constante oscilação.
Chemim, Rodrigo. Mãos Limpas e Lava Jato (p. 7).
Citadel Grupo Editorial. Edição do Kindle.
[3] Em 1440, Johannes Guttenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel, utilizando os tipos móveis:
[4] O
Positivismo e educação Diego Paladini Machado Alessandro Rubens Matos 1.
Mudança no modo de produção e o surgimento do positivismo
As teorias
produzidas pelos homens carregam em sua constituição as marcas de um dado
momento histórico. O referencial teórico, ou o projeto societário positivista,
deve ser analisado levando-se em conta o conteúdo das relações sociais,
políticas e econômicas de uma época. Assim, entendemos tal como ensinou Karl
Marx e Friedrich Engels (2002, p. 22) que: “a produção das ideias, representações,
da consciência está a princípio diretamente entrelaçada com a atividade
material e o intercâmbio material dos homens, linguagem da vida real”. Os
pressupostos positivistas ganharam corpo em um período de “transição” marcado
pela ruína da ordem econômica e social feudal. O modo de produção capitalista
foi se consolidando, superando o feudalismo. Segundo Engels:
Bauer, Carlos. Teoria da História: 1 . Paco e Littera.
Edição do Kindle.
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