As greves e o Ensino Fundamental
e o Médio
O Brasil tem centenas de milhares
de heróis [ (1) , (2) ] reais, silenciosos,
humildes, gente valente, trabalhadora. Não dão IBOPE e as novelas e programas
de luxo, feitos para a burguesia, esquecem essa gente que cuida dos filhos e
filhas de domésticas e de operários, além de patricinhas e de mauricinhos, no
caso extremo da pirâmide social. Centenas de milhares de brasileiros e de
brasileiras saem de casa de madrugada e retornam a seus lares tarde, ainda com
tarefas para o dia seguinte. Essa gente sofre humilhações, agressões,
arrisca-se muito quando trabalha em locais perigosos, e são muitos os espaços agora
dominados por quadrilhas de traficantes, principalmente, que usam as crianças e
adolescentes como escudos e vendedores no varejo da morte. Os grandes
traficantes vivem em bairros de luxo, onde moram parece não ser um segredo
insolúvel, mas sabem se proteger...
Os mestres de escolas do Ensino
Fundamental e Médio nunca foram tratados e recompensados pelos seus esforços no
Brasil, ao contrário, eram a primeira opção de corte orçamentário; os
governantes, maldosamente, entendiam que esses trabalhadores deveriam ser
santos e santas, dispondo de sua força e inteligência para o bem da Humanidade
enquanto eles punham e dispunham do dinheiro do contribuinte.
Nada mais justo, apesar do
pesadelo para outros trabalhadores e trabalhadoras, que apelem para greves e
campanhas salariais agressivas, fazer o quê? Promessas a alguns santos
milagreiros?
Nosso país gera montanhas de
dólares que se perdem na agiotagem e proteção a multinacionais e empresas
brasileiras viciadas em privilégios; o dinheiro do contribuinte tem um destino
garantido pelo Acordo de Basileia (1) e gente sem amor ao
próximo que manda entre nós decide draconianamente o que é inflação e como
devemos controlá-la. O essencial é garantir divisas[1]
para o pagamento de empréstimos de multinacionais, acima de tudo, assim como
cobrir rombos de empréstimos temerários via bancos oficiais (2) .
Corporações poderosas exaurem
orçamentos sempre insuficientes, o que explica facilmente a precariedade até
dos presídios, última opção de uso do dinheiro na área da Justiça, área em que
a mercantilização do Direito estimula processos intermináveis. Na Medicina o
truque foi a superespecialização, criando-se cargos e funções distantes das
doenças comuns entre nós, mas que carecem de assinaturas de médicos até para
compra de remédios que enfermeiros e farmacêuticos saberiam indicar. Aliás, a
Saúde no Brasil está mais e mais se transformando em mina de ouro até para
multinacionais de planos de saúde e serviços afins.
Nossos heróis, e nós do Lions
Clube de Curitiba Batel (5) podemos afirmar
isso, pois atuamos [ (3) , (4) ,
(5) ,
(6) ,
(7) ]
na Região Metropolitana de Curitiba em algumas escolas estaduais e municipais, é
acima de tudo o corpo docente de creches e escolas do Ensino Fundamental e do
Ensino Médio. Falando da Região Metropolitana de Curitiba, não podemos
esquecer, por exemplo, que no meio dessa região existe o complexo penitenciário
de Piraquara, submetendo familiares de presidiários, muitos deles lá colocados
com rigor extremo, algo inexistente nas classes mais altas, a “tarefas” de
sustentação do crime organizado.
O Senador Cristóvão Buarque deve
estar afônico de tanto propor e defender os professores e a Educação em nosso
país (8) . Parece que luta no
deserto. Sua proposta pode ter variações que se enquadrem melhor ao nosso povo.
Afinal, não criamos o Bolsa Família (9) que de uma certa
forma estimula os casais a terem mais filhos? O sucesso desse padrão de
distribuição de renda justifica um “Bolsa Professor(a)” que poderia ser
complementado pelos demais níveis de gerenciamento do Brasil.
O orçamento dos estados e
municípios está exaurido em projetos para viabilização de mais e mais
automóveis, metrôs, subsídios, luxos e futebol. É fato consumado, isso sem
falar no desperdício pela má gestão e a corrupção.
Assim o que podemos e devemos
fazer, quando o Governo Federal está em fase de elaboração de seu orçamento
para 2015, o ano é eleitoral, é a colocação enérgica de propostas a favor das
crianças e adolescentes, o que certamente exige a moralização da situação dos
professores e professoras, pois o que existe no Brasil é absolutamente imoral. Dependendo da escola, privada ou pública, do
local, da cidade e estado, teremos diferenças absurdas e lesivas tanto ao corpo
docente quanto discente. Um Brasil fraterno, livre, igualitário ainda que em
oportunidades depende da solução da situação de suas escolas para crianças e
adolescentes. Se queremos mais tarde bons profissionais, devemos formar uma
base sólida, sadia e eficaz.
Estudos demonstram a precariedade
alarmante da Educação e do Ensino no Brasil [ (12) , (13) ,
(14) ] conhecem?
Ainda estamos na pré-história,
num país que nem creches é capaz de construir e manter... Mas temos arenas de Primeiro
Mundo.
Com certeza, ajustando algumas
prioridades que nos enfiaram goela abaixo, vai sobrar dinheiro para a Educação,
principalmente no nível federal, onde os governantes se dão ao luxo de projetos
mirabolantes e acordos inadequados à situação do Brasil. Nada impede que
tenhamos um “Bolsa Professor(a)” complementando salários aviltados por uma
política fiscal injusta e a má gestão crônica de nossas cidades e estados.
A dúvida maior é se os
legisladores e gerentes políticos (e seus patrocinadores) desejam a evolução do
povo brasileiro. A ignorância é o adubo dos poderes que exercem.
Cascaes
25.4.2014
1. Rebouças, Fernando. Violência contra
Professor e Aluno. InfoEscola. [Online]
http://www.infoescola.com/sociedade/violencia-contra-professor-e-aluno/.
2. Chagas, Angela.
Quando a tarefa de ensinar vira caso de polícia. Terra Educação. [Online]
http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/violencia-contra-professores/.
3. O Acordo da
Basileia. Banco Central do Brasil. [Online]
http://www.bcb.gov.br/?BASILEIA.
4. Benayon, Adriano.
Finanças e (sub)desenvolvimento. Engenharia - Economia - Educação e Brasil .
[Online] 15 de 4 de 2014.
http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com.br/2014/04/financas-e-subdesenvolvimento.html.
5. Melo, Carlos
Eugênio de. Lions Clube Curitiba Batel. Distritos Múltiplos
"L" - Brasil. [Online] http://www.lions.org.br/lionsbatel/.
6. Cascaes, João
Carlos. PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA
ESPERANÇA. PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA
ESPERANÇA. [Online] http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/.
7. —. Projeto
Colombo. [Online] http://projeto-colombo.blogspot.com.br/.
8. —. Projeto Sol
Nascente. [Online] http://projetosolnascentevilaaudi.blogspot.com.br/.
9. —. Projeto Zumbi
- Mauá. [Online] http://zumbimaua.blogspot.com.br/.
10. —. Escola de
Música Lions - LCC Batel. [Online]
http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/.
11. Escolas federais
são a solução para a educação no Brasil. uol notícias Opinião. [Online]
2014 de 3 de 2014.
http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2014/03/18/escolas-federais-sao-solucao-para-a-educacao-no-brasil.htm.
12. Wikipédia.
Bolsa Família. Wikipédia. [Online]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia.
13. Gestão e
Financiamento do Ensino Público no Brasil . Mirante da Educação . [Online]
2014. http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2014/03/gestao-e-financiamento-do-ensino.html.
14. A qualidade do
ensino no Brasil . Mirante da Educação. [Online] 2014.
http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2014/03/a-qualidade-do-ensino-no-brasil.html.
15. Um estudo
interessante que merece análise de todos . Mirante da Educação. [Online]
Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013 .
http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2014/03/um-estudo-interessante-que-merece.html.
[1] A oligarquia financeira mundial saqueia o Brasil,
inclusive através da dívida pública, inflada pela capitalização de juros
absurdos, mesmo gerando, com só eles, gastos inúteis da ordem de R$
350 bilhões anuais.
...O governo instalado pelo golpe
de 1954 doou o mercado às empresas transnacionais (ETNs), e lhes deu subsídios
inimagináveis: a) permitir às ETNs importar bens de capital usados, de há
muito amortizados com as vendas dos seus produtos no exterior; b) atribuir a
essas importações valores significativos; c) permitir seu registro como
investimento estrangeiro; d) converter essas quantias em moeda nacional,
à taxa livre de câmbio (cuja cotação equivalia ao dobro da taxa preferencial;
e) converter os enormes ganhos à taxa preferencial, nas remessas às matrizes.
... Outro desastre flui do art. 164, que nega ao Tesouro competência para
emitir moeda e a atribui ao Banco Central, e este só pode financiar
bancos, que se locupletam com as brutais taxas de juros dos títulos do
Tesouro.
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